15 de janeiro de 2011

E a felicidade ? E os planetas ?

Que belo tema para uma prova de redação, não ? Talvez por estar presente em diversos lugares (fóruns online, livros de auto-ajuda, músicas, filmes, relacionamentos ... ), esse aspecto tão simples da vida humana tenha se desgastado ao ponto de se tornar chato. Mas é como um caminho sem fim, mesmo possuindo um começo. Ah, vamos lá, quem na virada do ano (lembrando que estamos na metade do 1º mês do ano) não virou para aquele parente chato, que com certeza estava fazendo alguma simpatia para passar bem mais 365 dias e algum restante de tempo, e disse: " - Feliz Ano Novo ! Felicidades ... " ?

O começo sem fim
Acho que não é necessário discutir se o sentimento felicidade existe (eu me sinto feliz escrevendo aqui e alguém ,vai se saber quem, sente-se feliz ao ler), só que são tantas manifestações, às vezes contraditórias, que conseguimos nos perder diante de tantas possibilidades.
Um fiel seguidor que uma certa religião pode se sentir bem com um estado de espírito transparente ,sem culpas e frequentando assiduamente os encontros com os seus compaheiros de fé, enquanto que um mega-empresário só começa a ficar feliz quando consegue ver um saldo positivo em sua conta bancária com mais de 7 dígitos, ser capa da revista de negócios Exame e ser reconhecido internacionalmente. Incríveis diferenças, não acham ?

Se estivesse decidido em listar cada diferente saída para alcançar esse estado tão sublime, acredito que este blog não seria o bastante. Estou mais preocupado em tentar mostrar o imenso universo chamado ser humano e suas diversas galáxias, com cada planeta conhecido e ainda muitos que nem somos capazes de supor a real existência ou inexistência. Pessoalmente, considero a tema feliciade como um desses planetas, que orbitam de diferentes formas em torno de determinado astro. Lá em cima temos a religião, paz, dinheiro, reconhecimento profissional. Sem querer voltar-me para o lado de "auto-ajuda - conselhos", cabe a cada pessoa encontrar o melhor para si própria.
Então, em torno de qual astro a sua felicidade orbita ?


Fechando com uma frase que acho que cabe muito bem aqui:

“Conhecer os outros é inteligência, conhecer a si próprio é sabedoria” - Lao Tsé, famoso filósofo chinês





Até o próximo post !

Nenhum comentário:

Postar um comentário