22 de janeiro de 2011

Então, você é escritor ou personagem ?

É uma dúvida razoável para muitos de nós: somos livres, autônomos, próprios criadores dos nossos caminhos ou algo maior, um destino, rege cada passo nosso ? Nós somos capazes de abrir um livro em branco e escrevê-lo ao nosso bel prazer (somos os escritores) ou ,ao abri-lo, encontramos tudo pronto e temos que seguir cada capítulo (somos personagens) ?


De qual lado você está ?
Difícil, no mínimo. Destacadamente, um tema complicado e cheio de vertentes e interpretações. Sejam elas pessoais, filosóficas ou religiosas. Campo minado onde cada um sabe ,ou pensa que sabe, onde pisa. Já escutei muitos amigos dizendo que quem manda na vida deles são eles mesmos, que são decididos e que, com um pouco de sorte, vão conquistar o mundo. Se eles que constroem os próprios caminhos, como que algumas mulheres são capazes de fazê-los agir impensadamente ? Ou ainda há aquele grupo que exalta para os N cantos do mundo: "deixe a vida me levar, vida leva eu ♫". Proposta atentadora que muitas vezes esconde somente a incapacidade de algumas pessoas de serem firmes em suas decisões algumas vezes e outras a preguiça que não as deixa tomarem as próprias decisões. Claro que não quero rotular os seres humanos, só fiz mesmo alguns relatos que já presenciei.

Mas e você, o que acha ?
Pessoalmente, por mais que reflita acerca disto, nunca chego em algo coerente. Talvez por ser cúmplice dos dois lados. O destino nos oferece várias oportunidades e cabe a nós escolhermos aquelas que mais gostamos. Acho que deve ser isso: tanto destino, quanto livre-arbítrio existem. Para ilustrar e completar o ciclo das metafóras com livros, deixo aqui um trecho de um dos livros que mais aprecio. Considero-o bastante cômodo neste post:

"[...]determinou que o coração dos homens sempre buscassem algo fora do mundo e nele não encontrassem descanso; mas que tivessem a capacidade de moldar a suas próprias vidas em meio aos poderes e acasos do mundo [...]" J.R.R. Tolkien - O Silmarillion

Nenhum comentário:

Postar um comentário